Esportes - Mountain Bike

 


Natureza exuberante e geografia privilegiada fazem da Serra do Cipó um lugar ideal para o cicloturismo, e são inúmeras as opções para iniciantes e veteranos.


Opção 1

Travessia Serra do Cipó – Lapinha da Serra


Que tal partir de bike da Serra do Cipó rumo ao paraíso ecológico Lapinha da Serra? A Travessia Serra do Cipó – Lapinha da Serra é aventura garantida para os amantes da bicicleta!

Por Carolina Pontes do Projeto Bem Vindo Cicloturista
Fotos: Marco Túlio Braga

 

A Travessia de 42, 8 km integra um dos Circuitos mais desafiadores do Brasil, o Circuito Serra do Cipó de Cicloturismo.

O percurso é feito pela antiga estrada de terra que ligava as duas cidades.

Hoje, a estrada quase abandonada, tem pouco tráfego de veículos e grande atratividade paisagística, combinação perfeita para boas pedaladas. 


Após percorrer 29 km, o cicloturista chega à acolhedora Santana do Riacho, parada obrigatória para revigorar as energias e percorre mais 13 km, até o belo povoado de Lapinha da Serra. Durante o trajeto, o cicloturista atravessa pontilhões, enfrenta fortes subidas e trechos com solo irregular.

É preciso preparo físico e disposição para a Travessia. Faça sua avaliação física online e teste sua aptidão física. Já em Lapainha da Serra surpreenda-se com a beleza da paisagem e com o carisma dos moradores. Um cenário espetacular!

Gostou? Baixe seu Guia do Roteiro e arquivo de GPS.  Planeje e vivencie de forma GRATUITA e INDEPENDENTE essa grande aventura.



Opção 2

Serra do Cipó de Bike

Uma forma irreverente de se conhecer os encantos da Serra.

A Subida do Juquinha é radical, exige fortes pedaladas e dá boas vindas aos que curtem adrenalina. Já, o Roteiro Cipó Velho é um percurso fácil, indicado para iniciantes. Combina beleza natural e cultura, desvenda aspectos interessantes da história local como o importante conjunto arquitetônico remanescente do período colonial.

Imperdível também é pedalar no Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos principais destinos de mountain bike do Brasil. O cicloturista se embrenha em trilhas estreitas cercadas por campos rupestres, transpõe cursos d´água e chega a lugares surpreendentes como a cachoeira da Farofa e o Cânion das Bandeirinhas com seu interior repleto de piscinas naturais.
 

Roteiro 1: Cipó Velho
 

Um roteiro consagrado que percorre belas paisagens repletas de histórias e cultura mineira. O percurso atravessa Rio Cipó, um dos principais atrativos naturais do lugar.

Em seguida, um passeio pelo tempo na Fazenda Cipó Velho, um importante conjunto arquitetônico remanescente do período colonial. Por fim, é imperdível a visita ao antigo moinho d’água e à famosa venda do Zeca, armazém tipicamente mineiro.


Saiba mais sobre esse roteiro, baixe arquivos GPS e Carta de Navegação. Planeje e vivencie de forma GRATUITA e INDEPENDENTE essa grande aventura.



Roteiro 2: Subida do Juquinha
 

Um dos roteiros mais desafiantes da Serra do Cipó e palco de competições de ciclismo, a Subida do Juquinha exige grande esforço físico (Faça sua avaliação física online) e proporciona uma bela paisagem.

No caminho o ciclista encontrará o Mirante da Serra com vista privilegiada do Morro da Pedreira, um dos maiores destinos de escalada do Brasil, as Duas Pontes, herança histórica, a Pedra do Elefante e o ícone da Serra do Cipó: A Estátua do Juquinha que coroa o esforço do ciclista.


Saiba mais sobre esse roteiro, baixe arquivos GPS e Carta de Navegação.
Planeje e vivencie de forma GRATUITA e INDEPENDENTE essa grande aventura.



Roteiro 3: Parque Nacional
 

Criado em 1984, o Parque Nacional da Serra do Cipó protege parte de uma das áreas de maior biodiversidade do planeta – a Cadeia do Espinhaço – e encanta pela diversidade da fauna e flora existente.

O Parque surpreende por abrigar cânions, nascentes, pinturas rupestres e formações rochosas datadas de bilhões de anos atrás.
 


As inúmeras trilhas que levam a lugares fascinantes, como a bela Cachoeira da Farofa. Para a chegada até cachoeira é preciso pedalar 8 km marcados pelo solo irregular e transpor um pequeno curso d’água. A pedalada é bastante prazerosa, como também, o mergulho na Cachoeira! O local está cercado de belezas e, é sem dúvida uma excelente pedida para os amantes da natureza.

Saiba mais sobre esse roteiro, baixe arquivos GPS e Carta de Navegação. Planeje e vivencie de forma GRATUITA e INDEPENDENTE essa grande aventura.

 

Confira muito mais roteiros acessando o site

BEM VINDO CICLOTURISTA

 


 

© Desde 2000 SN Designer - Todos os Direitos Reservados